way2themes

10 maneiras que a Disney usa para corromper nossos filhos


Para muitos, a Disney é sinônimo de histórias inocentes com personagens cantando canções de esperança e alegria. Esta é uma imagem que a Disney tem trabalhado duramente para perpetuar em seus filmes, mas muitas das mensagens supostamente inocentes, numa análise mais aprofundada, podem ser revelar  perturbadoras. Não há dúvida de que os filmes da Disney têm trazido felicidade a milhões, se não a milhares de milhões de crianças em todo o mundo. Nesta lista, entretanto, analisei alguns dos temas mais angustiantes presentes em filmes da Disney,  temas que podem ter afetado a nós e a nossos filhos mais do que imaginamos.


10 – Imprecisões históricas


pocahontas_disney

Talvez uma das críticas mais óbvias à Disney são  sobre as imprecisões históricas em seus poucos filmes  baseados em eventos reais. "Pocahontas" foi acusado de ser uma paródia sobre a história do genocídio indígena. A personagem-título é retratada como uma mulher nativa, que se apaixona pelo colono John Smith, mas na realidade, Pocahontas era uma menina  de apenas 10 anos. Smith fez amizade com a garota, mas não houve nenhum romance. Uma mascaração ainda pior é o final do filme. Os colonos se tornam amigos dos nativos e todos vivem felizes para sempre. Realmente Disney? Na verdade, 90% dos povos indígenas na América foram aniquilados por uma combinação de doença e de genocídio patrocinado por fanáticos colonos religiosos, acreditando que suas ações eram justificadas pela ideia do "destino manifesto". Aqueles que sobreviveram foram submetidos a más condições de vida, à grilagem das sua terras  e  a servidão aos europeus, que posteriormente se tornaram os atuais americanos.

9 – A extrema magreza


megara_disney

O ideal do tamanho zero é replicado em cada  princesa da Disney, com a exceção de Branca de Neve, unicamente porque na década de 1930 os ideais de beleza eram diferentes dos de agora. Não se trata apenas das mulheres serem retratadas magras  para aumentar sua atratividade, é que o nível de exagero (por exemplo, na cintura impossivelmente fina de Megara em "Hércules") cambaleia ao absurdo. Muitos críticos, principalmente feministas, atacam a Disney por esta representação das mulheres, alegando que as imagens tenham inspirado anorexia e distúrbios alimentares em crianças e adolescentes.


8 – Mensagens subliminares


disney_subliminar

A Disney tem um longo histórico de colocar mensagens subliminares em seus filmes, principalmente sob a forma de imagens escondidas, mas também, por vezes, através do som. Para quem não sabe, mensagens subliminares referem-se à imagens ou sons que passam tão rápidos que só o nosso subconsciente consegue captá-los. O caso mais notável foi reconhecido pela própria Disney. É a mensagem subliminar que foi inserida no filme Bernardo e Bianca. Você pode ver que em uma das janelas, que está ao fundo, foi inserida, em apenas alguns quadros, a foto de uma mulher seminua, não podendo ser percebida na velocidade normal do filme. A Disney foi rápida em colocar a culpa nos editores do filme, atribuindo  o plantio da imagem como uma brincadeira de mau- gosto dos mesmos . Todas as cópias corrompidas do filme foram recolhidas.

7 – Assédio sexual é aceitável


branca_de_neve_beijada

Um tema recorrente nos filmes da Disney envolve uma mulher bonita que está sendo despertada por um beijo não aprovado nos lábios. Embora seja discutível que algumas pessoas não se importariam de ser acordadas pelo beijo de um príncipe incrivelmente bonito e rico, a maioria das mulheres rejeita essa ideia. Em  Branca de Neve e Bela Adormecida, no entanto, as princesas tendem a não tomar o assédio muito mal, na verdade, as duas casam-se com esses estupradores  em potencial após serem despertadas. Lembrem-se que as princesas estão dormindo, muito semelhante a um conto de Graciliano Ramos, onde um ladrão é preso por não resistir a beijar uma jovem que dormia na casa que o sujeito assaltava. Homens que não respeitam mulheres inconscientes devem ser retratados como heróis salvadores?

6 – Importância dos status social


Cinderella-s-Dance_

Heróis e vilões da Disney são quase sempre da alta  hierarquia social em relação aos outros. A estrutura do enredo de "Cinderela" gira em torno de uma mulher que consegue escapar de suas terríveis condições de vida simplesmente por se casar com um homem rico. Seu sucesso deve-se à sua atratividade em relação a suas irmãs hediondas. Este senso de justiça entre personagens centrais é consistente em quase todos os filmes da Disney. O chamados "Príncipe Encantado" são personagens  tão valorizados pela sua riqueza e poder que eles podem basicamente  fazer qualquer coisa. Imagine uma inversão dos papéis: substituir o príncipe Phillip de "A Bela Adormecida", por Filoctetes, um personagem menor e  socialmente inferior de "Hércules". Aposto que a maioria das mulheres que acordassem com um beijo de Filoctetes gritariam  “Socorro” , ao invés de "Vamos nos casar!"

5 – Feiura é sinônimo de maldade


ursula_disney

Em quase todos os filmes da Disney o principal antagonista é retratado como fisicamente pouco atraente, incentivando as crianças a associar esse traço com o mal. Personagens femininas são particularmente sujeitas a esse tratamento, todas tem pelo menos uma das três principais características das vilãs da Disney: ser gorda (Úrsula em "A Pequena Sereia"), idade avançada (A mulher velha em "Branca de Neve") ou horrivelmente feia (as irmãs feias em "Cinderela"). A linha de fundo é que a Disney prega abertamente que atratividade é sinônimo de moralidade e felicidade. Vilões da Disney são retratados frequentemente como inseguros sobre sua aparência, capazes de fazer qualquer coisa para se tornarem mais jovens, mais magros, mais bonitos . Por exemplo, o vilã de "Branca de Neve" é obcecada por ser "a mais bela de todas elas", não medindo esforços para alcançar tal objetivo.

4 – Beleza é sinônimo de felicidade



O filme "A Bela e a Fera" trabalha com o pretexto de que a "aparência não importa". No entanto, um olhar mais atento à estrutura do enredo revela isso como falso. No clímax do filme, a besta se transforma de novo em um homem bonito, permitindo-lhe viver feliz para sempre com a Bela, igualmente atraente. Isso contradiz por completo a suposta mensagem do filme de que "aparência não importa", se isso fosse verdade, por que  a transformação  seria necessária? "O Corcunda de Notre Dame" também traz o personagem principal como sendo fisicamente deformado. No entanto, a mensagem é novamente distorcida quando um novo personagem bonito, na forma do capitão Phoebus, é introduzido para se casar com Esmeralda, em vez de o protagonista, que, claro, não é digno dela por causa de sua feiura.

3 – Imagens satânicas


lcia_thummus

Existe evidência visível sugerindo que a Disney usa temas sutis de satanismo em seus filmes. Por exemplo, a besta de "A Bela e a Fera" é retratada como uma criatura com chifres e presas, semelhante à imagem tradicional de Lúcifer. Filoctetes em "Hércules", também é exibido desta forma, com chifres e cascos fendidos. O mais bizarro e  o caso mais controverso seja, talvez,  a adaptação da Disney de "O Leão, a Feiticeira e o Guarda-Roupa". Tem sido argumentado que o encontro de Lúcia, menina de oito anos, com o Sr. Tumnus, esconde sutilmente um caso de pedofilia: o estranho (aliás retratado com pernas de cabra e chifres) convence Lúcia a visitar a sua casa antes de colocá-la para dormir, tocando canções de ninar em sua flauta . Na próxima cena, Lúcia acorda e encontra Tumnus chorando e dizendo que ele "fez algo muito ruim". Apesar das evidências de um tema mais sombrio, muitos críticos da teoria sugerem que a história mostra simplesmente as consequências de se confiar em estranhos.

2 – Tudo é fofo, tudo termina bem


rei_leo

Muitos se sentem inclinados a oferecer a Disney alguma indulgência nesse assunto, uma vez que o alvo de seus filmes são crianças. Outros são inclinados a condená-la por revestir de doçura  temas como a morte e  o engano. Em "O Rei Leão"; um filme baseado no clássico de William Shakespeare, a tragédia "Hamlet", a Disney alterou o final original da peça, em que muitos dos personagens centrais morrem,  substituindo-o com um triunfo perfeito do bem sobre o mal,  tornando a trama sem sentido e assegurando um processo milionário para Shakespeare, caso o bardo estivesse vivo. Contudo, "Hamlet" não é a única obra-prima literária que a Disney  massacrou nas telas. Tome a estrutura do enredo de Hans Christian Anderson, "A Pequena Sereia" e você vai encontrar um outro final drasticamente alterado. No original, Ariel não se casa com o príncipe e é forçado a matá-lo para recuperar sua cauda de sereia, mas ela não consegue assassinar o amado e morre tristemente.


1 - Estereótipos raciais


dumbo_corvos

Globalmente, a mensagem mais flagrante e inequívoca que a Disney transmite às crianças, é como discriminar as pessoas por suas raças. Os corvos em "Dumbo", lançado em 1941, quando o crime do racismo contra os afro-americanos era tolerado, é provavelmente o exemplo mais flagrante. A linguagem e os trajes dos pássaros tem a clara intenção de zombar dos afro-americanos. Os personagens existem apenas para ajudar o protagonista branco, e serem motivo de piadas entre o público branco, acrescentando  insulto e  injúria sobre o estereótipo já gritante. Outro exemplo é o gato chinês de "Os Aristogatas", que canta sobre biscoitos da sorte (inventado na América aliás) com um sotaque asiático quase ininteligível. Notem também, que nas histórias da Disney, quando os personagens mais famosos ( Mickey, Donald e CIA ) viajam para outros países, os nativos são apresentados como indolentes, preguiçosos, incapazes de gerir os próprios assuntos. A mensagem racista e imperialista está escancarada: levem nossas riquezas, porque nós não as merecemos.

fonte kidbentinho

35 comentários:

  1. fala serio !!!!!!!! sobre as cronicas de Nárnia não tem nada a ver, primeiro a história e adaptada de uma serie de livros que não tem nada com a Disney em segundo dentro do contexto da historia do livro e muito bem aceito a cena já que o fauno iria entregar a menina para que ela fase morta pela feiticeira!!!!! e aproposito para quem não conhece o autor dos livros ele era um estudioso e muito religioso para que venham dizer q a obra dele e satânica!!!!!!

    ResponderExcluir
  2. Pra mim, são apenas os crentes que veem esse tipo de coisa, pq eu sempre vi esses filmes desde pequena e nunca percebi nada, não é só pq eles não podem(ou não querem) assistir, ele não tem que ficar colocando ideias na cabeça do povo né.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. pera ai!! pra começo de conversa. Crente eh todo aquele q crê em alguma coisa! outr nao sao todos q enfatisam essas ideias!!

      Excluir
    2. Não é porque que fizeram esta critice não quer dizer que foi os crentes, outra coisa tudo é culpa dos crentes vcs vive de ouvidos fechado não querendo ouvir mas quando vim o BO na hora corre pra igreja evangelica pedi pra Deus abençoar depois de ter falado mal dos crentes o ano todo

      Excluir
    3. também acho que é tudo culpa dos crentes ! e daí ?

      Excluir
    4. O ridículo é vcs acharem q a culpa de tudo que acontece no mundo é coisa dos crentes. Se essa história é verdade não é culpa dos crentes, porque crente é todo aquele que Nele crê. O problema é q vcs são pessoas burras que não sabem nem diferenciar as coisas. Querem falar que o site é uma farsa, falem. + não vem colocar a culpa em cima dos outros não.

      Excluir
  3. Ridículo, os filmes são bem antigos e passam conforme a sua época. E fazer uma comparação com alguma coisa, por favor ninhem tem mais o que fazer do que ficar ridicularizando o trabalho dos outros se quer fazer uma critica faça uma critica útil.

    ResponderExcluir
  4. A TOMA NO CU BANDO DE INUTEIS.A IMAGEM DE LUCIFER COM CHIFRES E CAUDA FOI CRIADA POR ZOROASTRA A PEDIDO DA IGREJA.ESTUDEM ANTAS CEGAS

    ResponderExcluir
  5. Só uma palavra... RIDíCULO!
    Amo os filmes da disney assisto até hoje e continuarei assistindo!
    parem de distorcer as coisas... os filmes só trazem um pouco de felicidade pra esse mundo... e fala sério que queriam que as crianças assistissem o massacre dos índios só pq fala da realidade... isso elas aprendem na escola na idade certa até lá... deixem as crianças viverem num mundo mais feliz!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. concordo mesmo... ainda hoje tenho 25 e as vezes vejo porque recordar é viver ;)

      Excluir
  6. Nunca vi tanto marxismo junto, tanta bobagem, tanta falta do que fazer!!! Extrema magreza? Importância do status social? O feio é mal e o bonito é bonzinho? Em qualquer novela hoje em dia retara isso! E deixem de ficar perseguindo essas histórias que só ajudam as crianças a verme o lado bom de ser criança! Bando de pseudo-modalistas.....X(

    ResponderExcluir
  7. Gente voces nao viram ali na dos ratinhos ?? nas mensagens subliminares!! O retrato é de uma moça mostrando os peitos !!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Genteee minha sobrinha de onze anos estava do meu lado e não viu, quem mostrou pra ela foi eu!!! Povo entenda, criança não vê maldade....maldosos são os adultos, qm vê pornografia em tudo!!!

      Excluir
  8. Não deu pra entender que esses desenhos são para crianças e elas não se importam elas só querem um final feliz !!No desenho de Ariel :seria um final muito trágico para uma criança ver !!

    ResponderExcluir
  9. Viajou legal na batatinha esse aí!!

    ResponderExcluir
  10. Não tá satisfeito com os filmes e encontra o que falar em praticamente todos, não assiste, simples assim

    ResponderExcluir
  11. Lembro-me de uma reportagem que passou no Fantástico onde se mostrava a mesma imagem para um adulto e para uma criança e o adulto via uma par de seios e as criança dois golfinhos, o que prova que o mal/malícia está nos olhos ou na mente de quem vê, não dizendo que a Disney não passa mensagens subliminares, eu sei que isso acontece muito, mas o que vale pensar é até que ponto não somos nós mesmos que estamos procurando isso como uma forma de reparar os erros de uma sociedade sem escrúpulos e colocar a culpa de tudo em uma única pessoa/instituição, como se somente ele/ela fosse culpada pelos males de todo o mundo. É bom sempre relevar e refletir sobre os fatos.

    ResponderExcluir
  12. como se alguem nota-se os detalhes!!! cinturinha fina,pochontas etc.
    sempre tem que fica em conta de tudo!! nee

    ResponderExcluir
  13. Pra começo de conversa eu nem li, mas realmente é um manipulo total. Eu já percebi isso e já li os verdadeiros contos de fadas. Sinceramente a Igreja vem fechando os olhos das pessoas faz muito tempo, a gente já não sabe mais o que é certo ou errado, razão ou fictício graças a isso. Viramos um bando de alienados, uma sociedade sem opinião, todas movidas por um seguimento sem fundo. Não vou dizer nunca tive fé ou não tenho, estarei mentindo. Nós nos perdemos de nossa própria cultura quando tentamos seguir outra. Isso não tem nada haver com a Disney.

    ResponderExcluir
  14. Agora me diz: DESDE QND CRIANÇA PRESTA A ATENÇAO SE O PERSONAGEM EH MAGRO, RICO, FEIO OU BONITO? EM PEDOFILIA OU EM RAÇAS? SE TEM SATANISMO OU NAO?
    CRIANÇA SOH PRESTA A ATENÇAO NA HISTORIA E NOS PERSONAGENS COLORIDOS.
    SEMPRE VI FILMES DA DISNEY, ADORO OS FILMES DA DISNEY E NUNCA MUDEI POR ISSO.
    QM TEM QUE DAR EDUCAÇÃO EH O PAI E A MAE NAO OS FILMES DA DISNEY.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Falo tudo! Esse ignorantes não tem o que fazer e fica colocando merda na internet!

      Excluir
  15. A Disney coloca as pessoas ricas e lindas na altura pois na litteratura europeia os nobres eram SEMPRE colocados como melhor doque todo mundo! nunca escreviam sobre alguém pobre! Só hoje em dia no século 21 ( que só existe à 13 anos) é que temos realmente igualdade e livre expressão para escrevermos oque quissermos nos livros assim como podemos ler oque quissermos!

    ResponderExcluir
  16. - concordo com a camila ..... isso é uma forma de vocs quererem que as criaças achem que esses filmes da disney não é bom pra serem assistidos... eu tenho 20 anos e assisto des de pequeno as vezes me da vontade de assistir e eu assisto normalmente sem ter nenhum problema de imagens satanicas que eu nem percebo assédio sexual que tambem nem vejo , se um prinsce beijar uma princesa é erado,, então nas ruas as pessoas tambem tem que parar de se beijarem ... aff é cada cosa que aparece ...que so rindo... eu vou continuar assistindo filmes da disney que por sinal são muito bom ... e vou incentivar meus sobrinhos a assistir tambem...

    ResponderExcluir
  17. - isso pra mim ´´e forma de inventar picuinhas dos desenhos da disney .. que por sinal são ótimos ... essas pessoas que são evangélicas que criam essa grande confusão.... acho que o desenho não incentiva áh nada , nem são satanicos como dito a cima... vi um video no you tube onde um homem evangélico de outro pais vem dar uma palesta aqui no brasil e critica muito o filme cinderela e a pequena sereia .... so pelo fato do gato da cinderela se chamar lucifer e pelo fato de mostrar que uma serei no filme é uma criatura boa... aff me poupe né... acha que DEUS ira levar esse homem pro ceu só porque ele vai pra igreja sempre ainda zela pelo mundo ser perfeito ... aff agora ate quem assiste desenhos vão ser pecadores ... OBS: não esto criticando a igreja , apenas falando da forma que os evangélico pensão .... que por sinal acho isso super erado ,, mais não vem ao caso..... agora falar que os desenhos da disney faz mau as criaças que o assiste é FODA..KKK ..kkk sem comentario pra isso....kkkkk aff ninguem merece ...kkk

    ResponderExcluir
  18. Sinceramente não concordo, pois o publico auge são crianças, e se é para crianças, não tem sentido mostra, coisas ruins e de extrema "maldade", e outras coisas como beleza, ai não relata que a bela se apaixonou pela fera pelo o que ela era e não por ser bonito que só vem a aparecer no final do desenho. e como você mesmo disse são parodias, não a pura realidade.

    ResponderExcluir
  19. Primeiro, na Branca de Neve, a madrasta era simbolo de beleza entre o reino, ela só virou uma ''idosa'' para oferecer a maçã a Branca...
    Segundo, a Bela se apaixonou pela fera pelo o que ela era, mas sim pelos seus sentimentos...

    Minha mãe falou a mim um tema totalmente diferente:
    Cinderela: Uma menina orfã, que foi adotada pela mulher do seu pai (que no inicio do filme veio a falecer), ela judiava dela.

    Branca de neve: A madrasta era uma mulher invejosa, que só queria saber de beleza e quando descobriu que logo, sua enteada, era a mais bela, com ódio foi se vingar querendo a matar.

    Temos base nesses desenhos, como superação, lutar pelo o que queremos e sempre manter-se em pé em situações difíceis.
    Antes de falar dos desenhos, veja eles e reflita, pois tudo o que aparece lá, é o que acontece na vida real!

    ResponderExcluir
  20. 10 – Imprecisões históricas:

    R: Ah legal, então eles não podem inventar histórias fictícias? Se não pudessem não seria um conto de fadas e sim um documentário animado! Isso faz parte da Liberdade Literária!

    9 – A extrema magreza:

    R: Muitos casos existe sim a magreza ao extremo e talvez influencie, mas não tem muito a ver, se não todos no Japão estariam fazendo cirurgia para aumentar seus olhos a níveis extremos!

    8 – Mensagens subliminares:

    R: Não é de hoje que isso é notado nos desenhos da Disney, mas a psicologia comprova que se a criança não tiver como desvendar a mensagem subliminar ela não é afetada por isso, como se alguém fizesse uma mensagem subliminar em sueco, uma pessoa que nunca ouviu nada em sueco não vai entender, portanto não vai ser afetada

    7 – Assédio sexual é aceitável:

    R: Da onde tiraram que elas foram assediadas? Aurora, a bela adormecida já conhecia o Príncipe Felipe dês de pequena, também conheceu-a na floresta antes de a beijar!

    6 – Importância dos status social:

    R: O Status social é importante na sociedade de hoje como sempre foi, não ha nenhuma sociedade além das comunistas onde o comportamento e status não importe.

    5 – Feiura é sinônimo de maldade:

    R: Por que a vilã da branca de neve queria matar a branca ? Por que a única pessoa mais bela que ela era a branca! Isso não tem nada a ver!

    4 – Beleza é sinônimo de felicidade:

    R: Isso é um fato real! Pessoas mais bonitas são mais felizes, o que importa é o conceito de beleza, quanto mais bela a pessoa se achar maior é sua auto-estima logo sua felicidade aumenta!

    3 – Imagens satânicas:

    R: A partir de agora ninguém pode usar a imagem de um sátiro ou fauno por que é satânico? Os sátiros foram inventados pela mitologia grega e os faunos foram inventados muito antes até mesmo dos sátiros, o cristianismo surgiu muuuuuuuuito depois disso, a religião cristã é uma religião modificada da religião Wicca!

    2 – Tudo é fofo, tudo termina bem:

    R: Queriam que contos de fadas para crianças terminassem em mortes e chacinas onde todos se drogam então?

    1 - Estereótipos raciais:

    R: Agora por que corvos tem a penugem preta eles simbolizam afrodescendentes? Isso sim é estereótipo, nunca foi afirmado que eles são afrodescendentes

    Conclusão: Parem de implicar com qualquer coisa!

    Se mudam os fatos eles geram irrealidade mas se fazem um "documentário" não tem criatividade

    Se os vilões são feios a feiura é coisa de gente má, mas se os vilões são bonitos eles são vaidosos e do mal!!!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  21. são vcs q n tem nd pra fazer e gostam de colocar defeitos nas coisas

    ResponderExcluir

 
Copyright © .A curiosidade |
Traduzido Por: Template Para Blogspot - Designed By Way2themes